• Redação Nacional

2 de Julho: De Maria Quitéria à, Agda Henrique, Ellen Salvador e Amélias Mulheres de Verdade


Hoje, em Simões Filho, foi inscrito mais um capítulo de ações de resistência e luta da mulher brasileira, ellas, em pequeno número, ao lado de grandes companheiros incomodaram os donos, "momentâneos" do "Poder".


Ao serem impedidas de exercerem seu direito, gritaram, não recuaram, mostraram que o espírito de Maria Quitéria VIVE, em cada uma delas.



Leiam, a narrativa de Agda Henrique, sobre os fatos que desenrrolaram-se, hoje, na Praça da Bíblia, em Simões Filho - Bahia, exclusivo para o Redação Nacional.


1 de julho representa para a cidade de Simões Filho uma data comemorativa, histórica e que firma a importância do município no cenário estadual e nacional, pois aqui passou o símbolo da Independência da Bahia e consequentemente do Brasil.


Mas hoje, assim como na data da visita do governador do estado da Bahia, Rui Costa, mais uma vez aconteceu e, durante uma cerimônia cívica e democrática, mais uma ação de abuso do "poder", através da ação anti democrática de membros do governo da Boa Terra Boa Gente, uma afronta ao sagrado, protegido pela Constituição Cidadã de 1988, trata-se do direito de expressão e de pensamento.


Alguns funcionários e nomeados da gestão, comandada pelo prefeito Dinha Tolentino.


Estávamos num grupo pequeno, um pouco mais de 10 cidadãos, unidos em em prol de lutar pela não instalação do "lixão", em Simões Filho, quando uma funcionária se dirigiu ao grupo e nos abordou, deforma muito mal educada e dizendo que estávamos fazendo papel de ridículas.


No momento da malfadada intervenção nós estávamos num movimento pacifico, com faixas e gritando palavras de ordem, sem ofensas, ou agressões às autoridades.


Em um outro episódio, simultâneo, surgiram dois funcionários segurando cartazes, faixas, passando a uma ação, deliberada, de total perseguição com o objetivo de impedir a visualização, pelo público e órgãos de imprensa das nossas faixas e cartazes, na tentativa de colocar-se sempre à nossa frente.


Essa é a visão de uma gestão centralizadora, coronelista onde, nós o povão, os representantes do gueto, favela, não podemos nos posicionar ou sermos contra os desmandos e as arbitrariedades da politica familiar instalada em Simões Filho, por Dinha e seus seguidores no Legislativo, os nomeados em cargo de confiança.


Durante esses momentos de intimidação, formou-se uma aglomeração de gente em frente ao palco, sendo o grupo de manifestantes sendo vítima de outro abuso por parte dos funcionários. Ao serem atacados fisicamente.


Rasgaram os cartazes agredindo-nos. Um ato, que causa-nos repulsa, antidemocrático numa cerimônia que deveria ser marcada pela tolerância à livre manifestação popular, como preconiza a Carta Magna.


Se fosse na época de Maria Quitéria de que lado esses que se dizem guardiões da constituição e democracia estariam...?


A classe política, na atual gestão, perto dessas mulheres são só garotos...

(Viva...!!! Capital Inicial)


Salve, Salve Maria Quiteria!


Agda Henrique


A heroína da Independência


A Independência da Bahia é tratada enquanto episódio de protagonismo coletivo, ou seja, o povo baiano aparecia como grande herói. Nos raros casos nos quais o protagonismo é individual, curiosamente do que acontece na história do Brasil, duas figuras femininas que se destacam: Joana Angélica e Maria Quitéria (respectivamente, a mártir e a guerreira).


Maria Quitéria é homenageada em uma medalha militar e em uma comenda da Câmara Municipal de Salvador que levam o seu nome. Do mesmo modo, a Câmara Municipal de Feira de Santana instituiu a Comenda Maria Quitéria, para distinguir personalidades com reconhecida contribuição à municipalidade, e ergueu-lhe um monumento na cidade, no cruzamento da avenida Maria Quitéria com a avenida Getúlio Vargas.


Domenico Failutti: (Retratos), Foi um pintor italiano, de formação acadêmica clássica, que se destacou pelos seus retratos. Realizou trabalhos em diversos países da Europa e da América, dentre eles Itália, Hungria, Brasil, Uruguai e Estados Unidos.


Redação Nacional / * Texto Agda Henrique - Informações bibliográficas extraída da Wikipedia


91 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações