• Redação Nacional

Bolsonaro: Fala sobre teste Covid19, "Quero defender meu direito de não mostrar os exames"


A Justiça Federal determinou, que a União terá um prazo de 48 horas para fornecer “os laudos de todos os exames” feitos pelo presidente Jair Bolsonaro para identificar a infecção ou não pelo novo coronavírus.


A decisão, da juíza Ana Lúcia Petri Betto, atendeu a um pedido do jornal O Estado de S. Paulo. O presidente já disse que o resultado dos exames deu negativo, mas se recusou até hoje a divulgar os papéis.


Depois de questionar sucessivas vezes o Palácio do Planalto e o próprio presidente sobre a divulgação do resultado do exame, o jornal entrou com ação na Justiça na qual aponta “cerceamento à população do acesso à informação de interesse público”, que culmina na “censura à plena liberdade de informação jornalística”.


“Não se pode ignorar que Jair Bolsonaro detém o mais proeminente mandato da administração pública do Brasil. A sociedade tem interesse permanente, portanto, em conhecer o estado de saúde do seu mandatário e, por conseguinte, acompanhar a sua sanidade para comandar o País”, afirmou o jornal.


“Infelizmente, eu não tenho aqui o número da lei nem o artigo, mas desculpa aqui. Se nós dois tivermos com Aids [disse a um jornalista], por exemplo, a lei nos garante o anonimato. Por que pra mim tem que ser diferente? Vocês nunca me viram aqui rastejando, com coriza, eu não tive pô. Eu não minto, eu não minto”, apontou.

Bolsonaro disse ainda que utiliza um “nome fantasia” para pedidos de receitas, pois seu nome é “visado” e teme que alguém faça “alguma coisa esquisita” na manipulação dos insumos. Ele ainda disse que ‘não teria problemas’ em mostrar o resultado, mas que ‘quer defender o seu direito de não mostrar os exames’.


“Olha só o que que eu faço nos últimos 10 anos, para não ter dúvida. Eu já tive receita de farmácia de manipulação. Eu sempre falei com o médico: “Bote o nome de fantasia, que pode ir pra lá “Jair Bolsonaro”, já era manjado, principalmente em 2010 quando eu comecei a aparecer muito, né. Alguém pode fazer alguma coisa esquisita”. E assim foi, todos os exames que eu faço. Tem um código que é feito. Da minha parte, não tem problema postar. Agora eu quero mostrar que eu tenho o direito de não mostrar.


Pra que que eu vou mostrar, “olha aqui, eu tô, eu num tô”. Pra que isso? Daqui a pouco quer saber se eu sou virgem ou não. Vou ter que apresentar o exame de virgindade pra voces. Dá positivo ou negativo?”, disse rindo.


Fonte: Estadão Conteúdo


"O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."

Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

179 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações