• Redação Nacional

Brasil se aproxima de 44 mil mortes e registra 888 mil casos COVID-19


O Brasil chegou a 43.959 mortes – confirmadas – causadas pela COVID-19, segundo dados do Ministério da Saúde. O país registra 888.271 ocorrências da doença.

Nas últimas 24 horas, foram confirmados mais 627 óbitos e um aumento de 20.647 pessoas contaminadas.

O total de brasileiros recuperados da doença é de 412.252.

COVID-19 em Minas Gerais

Minas Gerais subiu de 475 para 481 mortes pela COVID-19. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda (15) pela Secretaria de Estado de Saúde, passou de 21.381 casos para 21.728, 347 novos registros no período de um dia.


As mortes foram confirmadas em Lavras, Uberlândia, Muriaé, Campo Belo, Munhoz e Uberaba. O número de casos confirmados é semelhante entre homens e mulheres. São 9.610 mulheres com o diagnóstico positivo (45%) e 11.637 homens (55%). A maior parte das mortes (80%) está na faixa etária de 20 a 59 anos.


A maior letalidade, porém, está entre os idosos, 73% dos óbitos ocorreram na faixa etária acima dos 60 anos. O boletim também demonstra que a maioria das mortes (84%) acometeu pacientes que apresentavam outras doenças.


Já foram confirmadas mortes em 150 municípios mineiros.


Belo Horizonte tem 3.420 casos confirmados e 67 mortes. A capital é seguida por Juiz de Fora com 843 confirmações e 38 mortes e Uberlândia com 2.137 casos e 38 mortes. A COVID-19 chegou a 573 municípios mineiros.


O que é o coronavírus?


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?


Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Febre,Tosse, Falta de ar e dificuldade para respirar, Problemas gástricos, Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:


Pneumonia, Síndrome respiratória aguda severa, Insuficiência renal


Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

" O jornalismo tem o papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto

queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados

22 visualizações0 comentário