• Redação Nacional

Colégios estaduais comemoram o Dia do Estudante com diversas atividades


Para comemorar o Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, os colégios estaduais da Bahia promovem diversas atividades pedagógicas, que valorizam o protagonismo estudantil e impactam no processo de aprendizagem. No Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, no bairro do Cabula, em Salvador, os alunos iniciaram, nesta segunda (12), a II Feira de Ciências da unidade, que segue até sexta-feira (16).


A atividade traz à tona temas ligados à metodologia científica, elencando disciplinas como Matemática, Geografia, História, Ciências e Corpo Humano, dentre outras, por meio de projetos estudantis.

Com o título 'O que há dentro do armário', o grupo liderado pela estudante Hyla Natiely Araújo, 14 anos, 9º ano do Ensino Médio, abordou questões voltadas à comunidade LGBTSQI+, como as dificuldades que homossexuais, lésbicas e transexuais enfrentam em suas rotinas.


“Nossa equipe esteve em todas as salas da escola conversando com os colegas e pegando depoimentos de pessoas que escreveram o que pensam sobre o tema em bilhetes que vamos expor no nosso stand. Também vamos ter depoimentos de pessoas LGBTSs, que vão falar de suas dificuldades quando se descobriram homossexuais. Nossa intenção é mostrar que, na escola, elas podem ter um ombro amigo, podem ter com quem contar e conscientizar os colegas que podemos ajudar essas pessoas”, relatou Hyla.

Já os estudantes do Centro Educacional Monteiro Lobato, no município de Firmino Alves, no sul do estado, realizam o projeto 'Cuide-se bem', que tem como objetivo a prevenção da depressão na adolescência. Entre as atividades realizadas, destaque para a palestra motivacional com o psicólogo Jair Júnior.


“É muito importante quando a escola se preocupa com o seu estudante, buscando todas as formas de lhe proporcionar bem-estar. O ambiente escolar é a segunda casa deles, eles precisam sentir essa acolhida, sentir que estão seguros e em família também aqui”, pontuou o profissional.

Foto: Secretaria da Educação do Estado

A exibição do filme 'Café com canela' também fez parte da programação, seguida de uma roda de conversas entre professores, coordenadores e estudantes. As atividades no Centro Educacional Monteiro Lobato seguem até sexta-feira (16), com grafitagem, esportes, palestras e outras atividades, dentro das comemorações do Dia do Estudante.

Fonte: Ascom / Secretaria da Educação do Estado - Foto: Claudionor Jr.

"O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

5 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações