• Redação Nacional

Concurso Beldade Negra - Queen Abayomi Beldade Negra 2019



INSTITUIÇÃO ENTIDADE ABAYOMI PRESS - SIMÕES FILHO – BA 2019


Concurso Beldade Negra – Queen Abayomi Beldade Negra: A iniciativa tem como meta levantar a autoestima da mulher negra e desmistificar estereótipos impregnados pela sociedade racista, machista e preconceituosa, que estabeleceu padrões caucasianos como referência de beleza em todo o mundo. Voltado para o público feminino das periferias simõesfilhense e região metropolitana.


O concurso que elege a “Queen Abayomi” é em homenagem "À Rainha Nanny Queen" se dá o crédito de ser a personalidade que uniu os Maroons em toda a Jamaica e exerceu papel de grande relevo na preservação da cultura e dos conhecimentos africanos.



O Concurso Beldade Negra tem como objetivo destacar e valorizar a cultura Afrodescendente, através da beleza das mulheres negras da comunidade munícipe e região metropolitana e assim, exaltar a beleza da mulher preta, sem objetivá-las sexualmente, mas sim com expressão, força, representatividade, empoderamento e irreverência. Na sua 1ª edição o concurso beldade negra obteve duzentos e trinta e três inscritas por meio do site e presencial, a quantidade significativa desta procura comprova a busca pela liberdade estética, o direito a auto aceitação e a necessidade de mulheres reais sem a imposição da estereotipização da sociedade machista.


Em seu primeiro ano o Beldade, contou com decoração identitária e receptivo afro, cobertura televisiva, reportagem em sites como o portal Soteropreta e a participação da coordenadora geral Gabriela Mel Girassol no programa TVE Noticia, espaço que a mesma usou para falar não tão somente do concurso, mas das propostas da Entidade de forma geral com a periferia munícipe.


A Queen Abayomi é a figura símbolo da sociedade simõesfilhense e abrangentes, pois carrega um legado ancestral que perpetua até a contemporaneidade. Resguardadas na Lei nº 13.182 de 6 de junho de 2014 Cap.II. Art. 22 – O Estado desenvolverá ações para viabiliza e ampliar o acesso e fruição da população negra à educação, cultura, esporte e lazer, almejado a efetivação da igualdade de oportunidades de acesso ao bem-estar, desenvolvimento e participação e contribuição para a identidade e o patrimônio cultural brasileiro. Voltado para as questões Inter étnicas e com a proposta de desenvolvimento no município de Simões Filho, cidade com um alto índice da população negra, sobre tudo da mulher negra, tendo como meta a visibilidade dessas mulheres em vulnerabilidade social.


A Beldade Negra ocorre anualmente e regularmente na segunda sexta-feira do mês de maio e elegerá a “Queen Abayomi do ano em questão.


A Bahia tem mulheres negras maravilhosas, cada uma com suas próprias particularidades, que precisam ser exaltadas e apresentadas para todos, não como objetos sexuais, mas com muita representatividade, empoderamento e espaço de fala, pois muitas dessas mulheres

estão ai fora, mas não são “ notadas” não tem sua história de luta contata, a maior parte delas são ligadas a valorização pejorativa do seu corpo, apenas deixando em evidencia que não podemos mais perpetuar esse exibicionismo do patriarcado sobre os corpos femininos, A Beldade Negra tem o seu próprio padrão de beleza que vai para além, dos traços finos e das nádegas grandes. As candidatas precisam ter idade entre 18 e 35 anos, as três primeiras colocadas receberão premiações valiosas, sendo definidos como:




1º Lugar Queen Abayomi,

2ª Beldade,

3ª Lugar Beldade Negra e Preta Simpatia


Conforme regulamentação dos concursos de linhas estéticas, do que cabe as inscrições e regimento do concurso, é de ordem e definição exclusivo da Instituição Entidade Abayomi e a mesma se compromete a zelar pela conduta idônea na preservação das propostas aqui descritas, sendo assim a Instituição Entidade Abayomi entende que a atuação feminina melhora indicadores sociais, econômicos, educacionais e políticos.


O termo empoderamento começou a ser utilizado nas primeiras décadas do século XXI, sobretudo por movimentos sociais, entre eles o feminista, que fortalece a divulgação dos direitos das mulheres. Nesse sentido, a Instituição tem a ação de empoderar pretende informar e conscientizar a população sobre a situação de desigualdade em que as mulheres estão inseridas e, assim, contribuir para que possam conquistar direitos e diminuir índices de feminicídio e violência.


A melhorar em indicadores sociais e adoção de políticas públicas já apontam que, apesar de ainda restar um longo caminho a ser percorrido em direção à equidade, a luta das mulheres por direitos iguais e garantia de cidadania. Anexo da Primeira edição Concurso Beldade Negra Gabriela Mel Girassol Vovô do Ilê & A secretária de cultura Arany Santana Candidatas do Concurso Beldade Negra 2018.





44 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now