• Redação Nacional

Covid19: Poderá faltar no Brasil, seringas e agulhas para vacinação

SÃO PAULO – Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo), disse que o Brasil pode encarar problemas na aplicação da possível vacina contra a covid-19 por conta da falta de seringas e agulhas.


“Só para vacinar contra a Covid-19, o Brasil vai precisar no mínimo de 300 milhões de seringas num prazo de três ou quatro meses”, explica Fraccaro. O superintendente ainda diz que, no Brasil, o tempo gasto para a produção de 50 milhões de seringas é de cinco meses.



Segundo ele, é esperado que ocorra uma gigantesca demanda pelos insumos necessários para a aplicação das vacinas, tanto seringas quanto agulhas. Outro fator de complicação são as diversas outras vacinas que o Brasil já disponibiliza, que deverão continuar sendo aplicadas.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“E o governo vai ter que continuar com as campanhas normais contra o sarampo, a dengue e etc”, diz o superintendente. Fraccaro explica que já levou a questão para o governo de São Paulo e para o Ministério da Saúde. Segundo ele, o Brasil não pode esperar para olhar para essas questões da logística apenas quando a vacina estiver disponível, já que esse tipo de planejamento deve ser feito com antecedência.


O Ministério da Saúde, porém, afirmou que possíveis gargalos logísticos estão fora de cogitação, já que as “aquisições de seringas e agulhas serão compatíveis com a necessidade de cobertura populacional”.


O órgão enaltece que o país “possui um dos maiores programas de vacinação do mundo”, além de afirmar que os preparos e planejamentos já estão sendo feitos. “O Brasil já prepara a rede de logística para o desafio de vacinar a população contra a Covid-19”


Fonte: Redação, Folha de São Paulo - Mônica Bergamo


"O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

2 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações