• Redação Nacional

Deputado Eduardo Alencar, reverencia o educador Jorge Portugal

Simões Filho: O Deputado Estadual Eduardo Alencar, durante o mandato de prefeito da cidade de Simões Filho, município da RMS - Região Metropolitana de Salvador, autorizou Jorge Salles, Verônica responsáveis pela pasta da educação, a apoiar todas as ações do projeto Professor na Estrada, um projeto do educador Jorge Portugal com patrocínio da Petrobras...



"Lamento, e muito a precoce partida do Santamarense Jorge Portugal. Uma história de vida dedicada à educação, MPB, Poesia. Um extraordinário ser humano. Tive a felicidade de aproximar-me de Jorge Portugal, para acolher o projeto Professores na Estrada, acolhemos o projeto, disponibilizamos todas as ferramentas à disposição da sua equipe, foi uma importante ação em prol da educação dos jovens estudantes, universitários, Simões Filho orgulha-se de ter sido escolhida como a primeira cidade a receber a caravana da Educação, foi um momento único. Envio aos familiares nossos sentimentos nestes momentos de luto". Falou, por telefone Eduardo Alencar ao Redação Nacional.


Jorge Portugal, declara durante a entrevista ao "Página Entrevista", sua satisfação com o acolhimento de Eduardo Alencar, e toda equipe, ao acolher o projeto "Professor na Estrada", além de incentivar os jovens e estudantes para aproveitarem a oportunidade e concentrarem seus esforços na busca pelo conhecimento.


"A minha primeira palavra é emoção, porque foi uma noite de chuva, muito forte. Pensei até em transferir... Porém, tivemos a presença de 150 alunos ansiosos por aprender. Temos que apoiar essa juventude." Disse à época o saudoso educador Jorge Portugal.


Ouçam a íntegra dessa entrevista, uma retrospectiva. Uma homenagem conjunta do jornalista Romário dos Santos e da equipe de produção do "O Página Pergunta", originalmente publicado


REALIDADE DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO 2017 - 2020


A pasta responsável por gerir, organizar, definir o conteúdo e grade curricular, da Educação, em Simões Filho, não melhorou as avaliações do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o trabalho realizado não conseguiu sequer manter os números atingidos antes do inicio da atual gestão, a pauta ganhou a primeira página na mídia no Estado da Bahia.

A TARDE


A Escola Municipal de Simões Filho obteve a melhor nota no IDEB nos anos iniciais, (5,4).


Destaca-se por desenvolver projetos internos, que, de forma lúdica, trabalham o incentivo à leitura, a língua portuguesa e a matemática, seguindo os descritores da Prova Brasil.

Outra medida foi adotar avaliações similares à Prova desde o 1º ano. "O que permite uma familiarização dos alunos com o modelo de prova externa. Essas ações deram certo, pois desde desde 2007 nossas notas mantiveram-se acima da meta e seguem em crescimento", ressaltou a diretora da unidade escolar, Rosa Augusta.


Já na Escola Municipal Maria Quitéria, os problemas estruturais não permitem que os alunos tenham a mesma preparação. Professores apontam também falta de iniciativas da prefeitura para melhorar os índices.


“Temos um reforço que não foi pensado pela secretaria municipal, não é oficial, é organizado por nós, conforme a disponibilidade de cada professor. Problemas no sistema educacional não permitem que possamos abordar os conteúdos e habilidades como são necessários", lamentou o professor Adailson Ferreira.

Os professores da Rede Municipal e REDA, em Simões Filho, não tem nada à comemorar...


"Hoje os 300 professores que tiveram os contratos suspensos, pelos sistema REDA, estamos comemorando mais de dois meses sem salário e sem nenhum auxílio. Estamos passando privações e vergonha por não termos como honrar nossas dívidas e colocar alimento na mesa dos nossos filhos. Pois, continuamos vinculados a prefeitura. Com isso perdemos o direito do auxílio emergencial". é o desabafo de professores nas redes sociais, em Simões Filho.


Cabe à população, eleitores e toda coletividade uma reavaliação, pois torna-se cada vez mais necessário e urgente Repensar Simões Filho...


Simões Filho tem que retomar sua tradição em investir e priorizar a educação desde o ensino Fundamental, Creche, Ensino Médio e Superior assim será garantido às futuras gerações melhores qualidade de vida e uma cidade socialmente mais justa, essa sempre foram as expectativas e metas no trabalho de Jorge Portugal.


Fizeram parte do Projeto Professores na Estrada, a Diretora Rita Vieira, Cássio Fontoura (Professor, Poeta, Jogador, ) que fez uma apresentação à época, de como os alunos deverão navegar no Rede Educa Pré Enem – 2013.


Nota da Redação: Aos mestres que hoje nos visitaram, gente de grande capacidade intelectual, e mesmo assim, gente, simples, acessível. Buscando um texto que pudéssemos dedicar-lhes, encontrei um pensamento de Castro Alves, que replico em agradecimento à todos os profissionais envolvidos com o “Projeto Professor na Estrada” e à Marli, pelo empenho e carinho com os alunos.


Tomem como uma homenagem do povo Simõesfilhiense.:


“Bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar” Castro Alves.


Não podemos deixar morrer o legado, entusiasmo e amor pela educação que foi a marca registrada do Professor Jorge Portugal.


"O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

57 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now