• Redação Nacional

Em Sessão Solene, Senhoras recebem a Medalha Noêmia Meirelles Ramos

Simões Filho: Como parte do calendário oficial, do Município de Simões Filho, acontece a Sessão Solene, na Câmara de Vereadores, protocolo que faz parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de Março.


Sob o comando do Presidente do Legislativo, Vereador Orlando de Amadeu, Vice Prefeito Sid Serra, representando o Prefeito - Diógenes Tolentino, compondo a mesa os vereadores:

Everton Paim, Eri Costa, Manoel Carteiro e Devaldo Soares.



Fazem parte da honrosa lista de Homenageadas as Senhoras:


Walquiria Santos Nunes Santos

Marinete do Nascimento Silva

Dra. Annuska Santana Bonfim Borges

Antonideta Leite Pereira

Genilda da Clímaco Dias

Joana Santos Clímaco

Eliana Ribeiro macedo

Balbina Francisca dos Santos

Jacira Barbosa Menezes Teixeira

Graça Maria Lopes dos Santos

Zélia dos Santos

Victória Clímaco de Jesus dos Santos

Olga Freitas da Silva

Maria José da Silva Ferreira

Sidneia Oliveira dos Santos

Denise dos Santos Ferreira

Gabriela Mel Gorassol

Helena Nazaré Lopes

Helena Ribeiro da Silva

Noemia Meireles Ramos


Emancipadora e fundadora da cidade de Simões Filho, Noêmia Meirelles, foi a segunda prefeita do município, de 1967 a 1970, sendo a primeira mulher eleita prefeita no Estado da Bahia. Em sua casa, ao lado do seu marido, Altamirando de Araújo Ramos, outro emancipador, foram traçadas as estratégias finais para a libertação econômica, política e administrativa de Água Comprida.


Em seu mandato de prefeita, construiu parte da cidade. Logo após assumir a Prefeitura, começou a mudar a feição do antigo povoado. Seu primeiro passo foi reformar o Posto Médico, oferecendo assistência médica aos mais humildes. Construiu o prédio do atual Colégio Municipal Padre Luiz Palmeira e fez obras de saneamento básico.


Uma idealista que sacrificou os seus negócios pela comunidade. “Perdeu o armazém, a empresa de ônibus e até o hotel”, Afirma Antônio Apolinário em seu livro História Comprida. Viveu sempre rodeada de todos, principalmente dos mais carentes.


Sua liderança foi incontestável. Nasceu e viveu entre políticos. Dando continuidade à vida política como vereadora no município por mais três mandatos. Noêmia Meirelles Ramos deixou sua marca registrada para sempre na vida da cidade. Foi uma alma feminina singular, única e avançada no seu tempo. Considerada “mãe de todo povo simõesfilhense”.


Dados históricos registrados na História Comprida, de Antônio Apolinário da Hora – Simões Filho, 2005.


" O jornalismo tem o papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

0 visualização

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações