• Redação Nacional

Escola de eletricistas oferece capacitação profissional para mulheres


A primeira Escola de Eletricistas para mulheres do norte e nordeste do país foi lançada nesta segunda-feira (19), em Salvador. Desenvolvida pela Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), a iniciativa tem parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran BA). 

O governador Rui Costa participou do lançamento e comentou a importância do desenvolvimento de ações para a promoção da igualdade de oportunidades entre gêneros.
 "Quero parabenizar a Coelba e o Grupo Neoenergia por essa excepcional iniciativa de aumentar, facilitar e estimular a entrada de mulheres no mercado de trabalho, numa atividade que até então tem hegemonia de homens. Que todos nós possamos trabalhar para a construção de uma sociedade de direitos e oportunidades iguais, onde todos possam ser estimulados a ocupar diversas atividades profissionais", destacou Rui. 

O curso possui carga horária de 596 horas e irá formar as profissionais da capital e do interior da Bahia para atuação como eletricistas prediais e em redes de distribuição de energia. Ao fim do curso, as estudantes receberão certificado fornecido pelo Senai e serão inseridos no Banco de Talentos da Coelba para possíveis oportunidades de trabalho.

Segundo o presidente da Neoenergia, empresa responsável pela Coelba, Mario Ruiz-Tagle, a ação faz parte do compromisso em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que colocam a igualdade de gênero como uma das grandes metas globais a serem atingidas até 2030. “É o nosso objetivo ajudar a promover o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridas e isso passa pela equidade nas oportunidades para homens e mulheres”, afirmou. 

O Detran BA irá apoiar o projeto com a oferta gratuita de carteiras de habilitação do tipo B, necessária para o exercício da profissão, para as alunas formadas. Já a participação da SPM, explicou a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, envolve o "apoio à escola e a sensibilização das participantes do curso e das servidoras e dos servidores da Coelba na questão da equidade de gênero". 

Superação

O curso para eletricistas da Coelba já funciona para um público misto em Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus e Juazeiro. Primeira mulher formada na turma mista, Vanessa Reis comemorou o lançamento. “É uma oportunidade maravilhosa. O mercado de trabalho está muito disputado, e esse curso vai ajudar que essas mulheres passam se destacar. Além disso, tem toda essa simbologia de superar os preconceitos numa profissão majoritariamente composta por homens. É sempre bom quando as mulheres têm condições de competir de forma igualitária”, disse. 

Inscrições / SENAI

Serão abertas quatro turmas, com um total de 100 vagas, exclusivamente para mulheres. Em Salvador, as aulas serão realizadas nas instalações do Senai, na unidade de Dendezeiros, de segunda a sexta-feira, com início programado para outubro. As inscrições podem ser feitas até 25 de agosto, no site do Senai


"O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

0 visualização

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações