• Redação Nacional

Estatística: Não é "gripesinha" mortes por Covid-19 no Brasil superam soma de vítimas de homicídios


O número de mortes por Covid-19 no Brasil nesta pandemia superou nesta quarta-feira (22) as 82.356 mortes registradas em 2019 por homicídios e por acidentes de trânsito em todo o país. Foram 82.890 mortes por Covid-19, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa. Em 2019, foram:

  • 41.635 assassinatos, de acordo com dados do Monitor da Violência

  • 40.721 mortes em acidentes de transito, de acordo com o número de indenizações pagas por mortes de acidente de trânsito em 2019 no Seguro DPVAT. O dado está em relatório anual do seguro DPVAT da Seguradora Líder, responsável pelo pagamento.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Histórico São 211 milhões de brasileiros num país continental. Mais de 1,8 milhão já pegaram a Covid-19. O Brasil registrou a primeira morte por Covid no dia 12 de março; 68 dias depois, em maio, o país ultrapassou a marca de mil mortes registradas em 24 horas --média que vem se mantendo desde então.

Para se ter uma dimensão da tragédia, o acidente com o avião da TAM, que chocou o país em 2007 matou 199 pessoas. É como se fossem cinco acidentes como aquele, todos os dias. Especialistas em epidemias afirmaram ao Jornal Nacional em 10 de julho, quando o Brasil chegou a 70 mil mortes, que não há registros no Brasil de um episódio que seja responsável por tantas mortes em tão pouco tempo como a pandemia do novo coronavírus.


E, se formos buscar no passado uma situação que seja, ao menos, comparável, vamos precisar ir muito longe. Mais de um século atrás: 1918, quando o mundo ainda voltava a respirar da Primeira Guerra Mundial. Novamente faltou o ar.

A gripe espanhola se espalhou pelo planeta. Cerca de 50 milhões de mortes. No Brasil, foram 35 mil mortes.


Fonte: Redação, G1


"O jornalismo tem o papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto

queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservado


33 visualizações0 comentário