• Redação Nacional

Fraude no SUS: PF cumpre mandados de busca e apreensão devido decoberta de esquema milionário


A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (20), uma operação com o objetivo de investigar fraudes em nove procedimentos de dispensa de licitação, realizados pelos municípios sergipanos de Carmópolis, Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, além do envolvimento dos estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia. A ação ivestiga fraude de R$ 2,3 milhões de reais do Sistema Único de Saúde (SUS) que, segundo a PF, foram gastos para a contratação direta de nove empresas. De acordo com a Polícia Federal, foram identificados acordos com empresas fantasmas, com sócios laranjas; escolha de empresas de forma ilegítima; superfaturamento, além da compra de alguns dos bens, adquiridos para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, que não foram utilizados. A Polícia também informou que não houve critério para a definição da quantidade e da qualidade dos produtos que precisariam ser adquiridos, e que parte dos produtos contratados não foi efetivamente fornecida. Ao todo, 32 mandados  de busca e apreensão foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de dispensa indevida de licitação, corrupção passiva e corrupção ativa. Pernambuco

Em Pernambuco foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no município de Cedro, no Sertão do estado. Os mandados foram cumpridos pela Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, na sede da empresa responsável pelos contratos firmados de sanitização em ruas e logradouros, e na frota de veículos da Prefeitura de Carmópolis, em Sergipe. A PF comunicou que foram apreendidos documentos diversos e que, ao chegar na empresa, perceberam que o local estava passando por reformas e não possuía frota de veículos para exercer as atividades de sanitização, além de não demonstrar capacidade técnica para exercer as atividades e contratos firmados através de sua sede.


Fonte: Redação Diário de Pernambuco


"O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."

Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

69 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações