Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações

  • Redação Nacional

Fundação Terra Mirim, por nossas Águas, nossa Terra, nossa Gente!


Nosso cuidado com a Pachamama se expressa diariamente, na profunda atenção aos seres a nossa volta e a nós mesmos também! Em Terra Mirim praticamos a Ecologia Integrativa, onde a cura do planeta está, necessariamente, vinculada à cura dos humanos. Assim, da mesma forma que aprendemos com os ecossistemas e interrelações visíveis no mundo vegetal e animal, defendemos o meio-ambiente em seus diversos níveis, desde a esfera individual até a planetária.


No primeiro nível, a Ecologia Interativa prega o cuidado consigo mesmo: como está o meu corpo? E a minha saúde emocional? Reconheço-me como ser orgânico e sensível e atendo minhas necessidades de forma acolhedora. Saudável e fortalecido sou capaz de lutar pelos meus ideais e objetivos. Em seguida, olhamos a nossa natureza próxima. As minhas relações estão me fazendo bem? Estou ocupando meus espaços de forma consciente e construtiva? Que processos estou compondo ao meu redor? Por fim, chegamos ao que é tradicionalmente chamado de Natureza. Vivo em um lugar onde os ecossistemas são respeitados? Faço minha parte, por pequena que pareça, na luta por uma nova relação entre seres humanos e todos os outros seres, visíveis e invisíveis?


Norteados por esses princípios, a tribo Terra Mirim toma suas ações para que possa construir diariamente o mundo que sonhamos. Nos cuidamos com procedimentos naturais e com a sabedoria da Terra: ervas, argila, massagens, sabores e aromas, oração e trabalho. Cuidamos da nossa região, lutando pelo estabelecimento do Vale do Itamboatá como Área de Proteção Ambiental e Cultural; reflorestando margens de rios, reestabelecendo leitos degradados, com projetos de Educação Ambiental, cultivando parceiros na nossa luta por uma das últimas áreas remanescentes de mata Atlântica da Região Metropolitana de Salvador. E também lutamos pela cidadania planetária, onde cada cidadão tem direito não só a comida e casa mas também a qualidade de vida, contato com a natureza, direito de fala e de ser escutado.


Ocupamos assentos em Conselhos Municipais, como os de Segurança Alimentar e dos Direitos das Mulheres, ocupamos a Câmara dos Vereadores contra a ameaça do Aterro de Inertes no nosso território.


Dedicaremos mais que um dia, ou uma semana... Será um mês inteiro pelo Meio-Ambiente, com uma programação especial em Terra Mirim em todos os sábados de Junho:  Coleta de Resíduos Sólidos, Cine Mirim, Pedalada Vale do Itamboatá, Dança Circular Sagrada, Monitoramento do Rio Itamboatá (Observando os Rios), Arte reciclagem, plantio e capoeira.

Ainda, neste mês, nossa atividade mais importante, totalmente aberta ao público e que chama por sua presença, é a participação e fortalecimento da luta em defesa de nossas vidas, nosso Território, por nossas Águas, nossa Terra, nossa Gente! Terra Mirim está convocando todos amigos, a rede que ama a Natureza e reverencia a Pachamama, para estar presente com a gente na Assembleia Legislativa da Bahia (CAB, dia 12 às 10h) na luta contra a grave ameaça de funcionamento (ilegal) do Complexo de Aterros de Lixo da empresa Naturalle que, mesmo após negativa de Localização do INEMA, e de sua inadequação ser apontada por diversas notas e pareceres técnicos, insiste em querer se instalar em nosso território-santuário sagrado, ameaçando não apenas a existência de Terra Mirim mas a qualidade de Vida das comunidades do Vale e agravando o risco de contaminação de mananciais importantíssimos ao abastecimento da RMS. A localização é uma afronta aos princípios da Política Nacional de Resíduos e toda a legislação ambiental, não podemos permitir! Nossa força é nossa união, pela verdade, em defesa da vida! Precisamos estar unidos e mais fortes, praticando uma cidadania responsável para combater a fraude, a manipulação e o crime ambiental… Vamos com a gente, o Santuário clama:


precisamos de apoio!


Ecologia Integrativa significa que nós somos o Meio-Ambiente, que não existe nada do lado de fora. Quando protegemos a Natureza, nos protegemos, e quando nos protegemos, fortalecemos a Natureza!

20 visualizações