• Redação Nacional

Madre de Deus, Cidade Possível


Madre de Deus passa a fazer parte da plataforma Mastercard City Possible e reforça sua condição de município conhecido por suas iniciativas inovadoras nas áreas de educação e governança pública. “A nossa entrada no programa da Mastercard impulsionará o crescimento econômico, a inovação e a melhoria da qualidade de vida na cidade por meio do uso de ativos de tecnologia”, garantiu Jeferson Andrade que revelou que convênios com a iniciativa privada são fundamentais para uma gestão pública exitosa.

"Por meio de Parcerias Públicos Privadas (PPPs), estamos trazendo empresas para a cidade que vão gerar empregos e agora participaremos  deste programa junto com a Mastercard que beneficiará a cidade, pois vamos absorver políticas públicas inovadoras de outras cidades integrantes do programa, que também terão a oportunidade de conhecer e assimilar projetos importantes da gestão municipal de Madre de Deus. É uma troca de experiências em prol dos cidadãos".

A diretora de Desenvolvimento de Negócios da Mastercard Fernanda Caraballo  sacramentou: "Com a nossa ampla rede global, tecnologias inovadoras e insights de mercado, a Mastercard pode ajudar cidades de todos os tamanhos a se tornarem mais conectadas, inclusivas, eficientes e mais responsivas às necessidades de todos os seus residentes e visitantes. Madre de Deus tem vocação para inovação e, certamente, conseguirá aproveitar as oportunidades oferecidas pelo programa e se projetar nacional e globalmente”.

INCLUSÃO

“A partir de hoje, esse documento de formalização da parceria com o Mastercard nos inclui entre as cidades brasileiras Guarulhos, em São Paulo e Curitiba, no Paraná, e com outras globais como Dubai (Emirados Árabes), Dublin (Irlanda), Helsinki (Finlândia) e Melbourne (Austrália) que são consideradas cidades inteligentes”, justificou o prefeito Jeferson Andrade. Disse, ainda, o chefe municipal do Executivo “que o programa City Possible beneficiará a cidade, pois vai absorver políticas públicas inovadoras de outros municípios, que também terão a oportunidade de conhecer e assimilar projetos importantes da gestão municipal de Madre de Deus. É uma troca de experiências em prol, dos cidadãos”.

Para o segundo semestre do ano está previsto a implantação de um Cadastro Único Municipal, envolvendo os cidadãos atendidos pelas políticas públicas de benefícios e os comerciantes da cidade. “Com um cartão, tipo ‘smartcard’, os cidadãos vão adquirir os produtos no comércio local, fato que vai beneficiar a todos. Além de que, o papel moeda deixará de circular, ficando o cartão para ser utilizado em diversas situações e com todas as suas vantagens”, explica o prefeito Jeferson Andrade. A filosofia da Mastercard para o obter êxito no sistema a ser implantado é primeiro reduzir o dinheiro circulante em Madre de Deus.

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito revelou que, há seis anos, quando assumiu no primeiro mandato, enxergou com clareza uma nova forma de fazer política. E viu que o esporte é uma ferramenta. Por isso, incluiu a disciplina no currículo base. “Aqueles alunos que mais se destacam são levados ao Centro Esportivo de Alto Rendimento”.  Sobre a exitosa questão da segurança do município ele deu a receita do sucesso. “Política não se faz apenas com ocupação de território. Sim, ocupando mentes”. E exemplificou: “Ontem (segunda) completamos 10 meses sem nenhum homicídio ou tentativa de homicídio, o que nos proporciona um resultado extraordinário!”

No momento, a preocupação do governante de Madre de Deus é aumentar a empregabilidade das pessoas para melhorar a qualidade de vida. “Vivemos da monoeconomia do petróleo. Precisamos encontrar outros e novos caminhos. Temos 650 pessoas precisando de trabalhar e estamos fechando acordos para minimizar esta situação”, descreveu.   

SOLUÇÕES


Com o Memorando de Intenções assinado, a empresa e o município irão pesquisar, desenvolver e potencialmente implementar novas soluções para os desafios urbanos da cidade, além de alavancar projetos de inovação em diversas áreas. “A entrada de Madre de Deus no programa da Mastercard impulsionará o crescimento econômico, a inovação e a melhoria da qualidade de vida na cidade por meio do uso de ativos de tecnologia” revelou o secretário municipal de Tecnologia, Igor Almeida, articulador da parceria.

“Com o programa City Possible, a Mastercard está estabelecendo um novo modelo de engajamento entre os setores público e privado e colaborando com várias grandes cidades globais. A iniciativa ainda envolve outras lideranças do setor privado e importantes instituições acadêmicas para ajudar a resolver os desafios enfrentados pelas cidades. Cada participante do programa se torna parte de uma rede mais ampla que tem como objetivo compartilhar experiências sobre como as cidades podem se tornar mais inteligentes, inclusivas, sustentáveis e eficientes”, justifica Igor Almeida.

Por sua vez, Fernanda Caraballo, comenta: “Com a nossa ampla rede global, tecnologias inovadoras e insights de mercado, a Mastercard pode ajudar cidades de todos os tamanhos a se tornarem mais conectadas, inclusivas, eficientes e mais responsivas às necessidades de todos os seus residentes e visitantes”. E acrescenta: “Madre de Deus tem vocação para a inovação e, certamente, conseguirá aproveitar as oportunidades oferecidas pelo programa e se projetar nacional e globalmente”.

EDUCAÇÃO


Entre as inovações realizadas pelo prefeito Jeferson Andrade, uma das quais mais se vangloria é a de colocar Madre de Deus como o primeiro município do Brasil a adotar a educação em tempo integral em toda a rede municipal de ensino. “Os 2.650 alunos, da Creche ao Fundamental II, entram nas escolas às 7h30 e ficam nas unidades até às 16h30. No segundo turno, os estudantes têm aulas de inglês e participam de atividades de lazer, como jogos de xadrez, frescobol e sinuca etc. Mas o carro-chefe das atividades no entorno da sala de aula é o esporte, com destaque para as seguintes modalidades: judô, jiu-jitsu, karatê, boxe, futsal e basquete”, comemora.

Hoje, a cidade conta com um Centro Esportivo de Alto Rendimento que tem entre os seus

quadros o renomado técnico de boxe Luiz Dórea, que transformou o baiano Robson Caetano em campeão olímpico e já possibilitou a descoberta de talentos que brilham no cenário esportivo estadual e nacional. Como, por exemplo, Ana Karolina, considerada pela Federação Baiana de Judô a melhor atleta Sub-18 e Sub-21; medalha de Ouro nos Jogos Escolares da Juventude de 2018 e atleta da Seleção Brasileira de Judô, com chances de participar das Olimpíadas de Tóquio. No final do ano passado Madre de Deus sediou o Circuito Baiano de Judô e mais de cem atletas locais participaram da competição e foram premiados em diferentes categorias. O que faz a cidade ser uma referência do judô baiano da atualidade.


Guarulhos, em São Paulo, e Curitiba, no Paraná, são os dois outros municípios brasileiros que fazem parte da iniciativa, que também conta com cidades globais como Dubai (Emirados Árabes), Dublin (Irlanda), Helsinki (Finlândia) e Melbourne (Austrália).


Redação Nacional / TRBN

2 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações