• Redação Nacional

Ministério da Saúde: 'Um ministério que tortura números cria um mundo paralelo', diz Rodrigo Maia


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), manifestou-se sobre a divulgação de dados divergentes do Ministério da Saúde sobre a covid-19, na noite deste domingo, 7. Em uma publicação nas redes sociais, Maia afirmou que "um ministério que tortura números cria um mundo paralelo para não enfrentar a realidade dos fatos", disse ele. 


"Brincar com a morte é perverso. Ao alterar os números, o Ministério da Saúde tapa o sol com a peneira. É urgente resgatar a credibilidade das estatísticas. Um ministério que tortura números cria um mundo paralelo para não enfrentar a realidade dos fatos", escreveu o presidente da Câmara.


Na noite de domingo, a Saúde divulgou dois números diferentes de óbitos pelo novo coronavírus sem apontar o motivo para a mudança dos dados. Em material enviado à imprensa, o ministério registrava 1.382 novos óbitos por covid-19. Uma hora depois, o site do governo, que apresenta os dados sobre a doença, foi atualizado com um número diferente: 525 mortes. 


Maia disse ainda que a comissão externa da Câmara que trata da covid-19 vai se dedicar às estatísticas da doença. Na última semana, ele fez críticas à forma de divulgação dos dados da pandemia durante uma live e disse esperar que os números voltem até o começo desta semana, para que a Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas da União (TCU) não tenham que assumir o papel de divulgação de informações.


" O jornalismo tem o papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados

21 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações