• Redação Nacional

Mirian Goldenberg: Em 2020 eu quero ela


Competência e capacidade administrativa essas são as características que devem assegurar que uma pessoa seja eleita prefeita de uma cidade! É preciso ter alguém conheça as questões da metrópole e as condições de vida do seu povo! Bom, dito isso, vamos as obviedades que precisam ser ditas! Salvador é a cidade mais negra fora do continente africano!

A população daqui é formada por 86% de pretas e pretos! Mas não se enganem! Essa é uma cidade extremamente desigual e Racista! Em 470 anos, nunca teve uma pessoa preta, eleita pelo povo no comando na cidade! Por que será? Primeiro porque os grandes partidos, ainda que digam ter a pauta de combate ao racismo entre as suas bandeiras, nunca apresentaram uma candidatura negra...?!


#BANCADADOFEIJÃO


Nos usam para segurar as bandeiras e depois oferecem cargos de terceiro e quarto escalão! E como estamos historicamente em uma situação econômica desfavorável somos coagiades a aceitar as migalhas em forma de cargos! A grande questão é que forma suprapartidária existe um movimento intitulado #BANCADADOFEIJÃO , formada e forjada por diversos militantes de organizações do Movimento Negro Baiano.


Campanha #euqueroéela


Sugere a possibilidade de eleger uma pessoa negra para comandar Salvador, a primeira capital do Brasil e por isso, uma das localidades que mais recebeu africanas e africanos que foram escravizados! Existe uma dívida histórica dessa cidade com o povo preto!


E os privilégios são passados e conduzidos de geração em geração! A branquitude segue no comando!


Onde está o poder negro??


Cansei e sei que não cansei sozinha! Estou falando de Salvador, a Roma Negra, a cidade que fatura com a negritude, mas não permite que ela tome o poder!


Mas de quem é a responsabilidade da falta de representatividade na esfera política? Das pessoas pretas que não se candidatam ou dos partidos políticos que não apostam em candidaturas negras? Vai refletindo aí!


Partidos Políticos


A questão é que apenas em 2019, pela primeira temos o número recorde de pré candidaturas negras! A campanha #euqueroéela tomou conta da cidade! E que os partidos estão fazendo com isso? NADA! Simplesmente estão silenciosos sobre isso! Nem citam os nomes das pré candidaturas negras! É uma estratégia para nos invisibilizar do debate de ocupar a prefeitura!


Onde estão as grandes lideranças partidárias para reforçar os nomes de Antônio Carlos Vovô, de Olívia Santana, Vilma Reis, Sílvio Humberto? Esse silêncio diz muito!


É o racismo que muitos tentam manter escondido! Querem negar nossa competência e capacidade de gestão! Estão a tanto tempo no poder, que sabem como tudo funciona e nos limam! Nos calam! É preciso refletir!


Não importa qual a sua sigla partidária, se é contra o racismo questione porque nunca lançam uma candidatura negra para a majoritária! Partidos, permitam que Salvador tenha alguém com sua cara!


Por isso, que em 2020, eu quero é ela!


Autora: Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio, é autora de "A Bela Velhice".


NOTA DO REDAÇÃO: Essa reflexão cabe para todos os municípios, principalmente os do estado da Bahia, e nordeste em geral. Vamos REPENSAR, Simões Filho...?


" O jornalismo tem o papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

35 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações