• Redação Nacional

Pandemia...? 10 filmes, campeões de bilheteria a sétima arte cada vez mais próxima da realidade

Com a confirmação dos primeiros casos de coronavírus no País, o interesse do público movimentou as redes na busca por métodos de prevenção contra contra o vírus chinês. No cinema, muitas produções já retrataram ameaças biológicas, reais ou inventadas, que se espalham pelo mundo. E não são apenas histórias de zumbis, há também romances e muita aventura.


Ensaio sobre a Cegueira (2008)


Bastante fiel ao livro homônimo de José Saramago escrito em 1995, o filme de Fernando Meirellesse passa em nenhum lugar, com pessoas sem nome. Com cenas gravadas em frente ao Teatro Municipal e no Minhocão, em São Paulo, o longa inspirado na obra do português tem no elenco Julianne Moore e Mark Ruffalo. A história se passa durante uma epidemia de “cegueira branca”, que assola uma cidade.


Contágio (2011)


Um dos dez filmes mais vistos na plataforma iTunes, e entre os 20 mais assistidos no Google Play, neste ano, o filme de dirigido por Steven Soderbergh narra a chegada de Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow) nos EUA, após uma viagem de negócios em Hong Kong. Dias depois, a mulher morre e um vírus letal se espalha pelo mundo.

Epidemia (1995)


No filme de Wolfgang Petersen, o ator Dustin Hoffman interpreta um coronel médico responsável pelo departamento de pesquisas epidemiológicas. Ele investiga uma doença contagiosa que matou um acampamento na África. Os mesmos sintomas foram detectados em uma pequena cidade nos EUA, em virtude de um macaco trazido da África clandestinamente.

Eu Sou a Lenda (2007)


Protagonizado por Will Smith, o filme de Francis Lawrence conta a saga de Robert Neville, um cientista e único sobrevivente de uma epidemia que transformou humanos em monstros com sede de sangue. Ele anda por uma cidade de Nova York destruída em busca de sobreviventes. A cura está bem próxima, já que seu sangue é imune aos efeitos do vírus.

Sentidos do Amor (2011)


Para fugir um pouco do clima de catástrofe, o filme de David Mackenzie retrata a vida do casal Susan (Eva Green), uma estudiosa epidemiologista e Michael, um chef de cozinha (Ewan McGregor). Enquanto vivem momentos de paixão, uma misteriosa epidemia se espalha, ameaçando a todos.

O Enigma de Andrômeda (1971)


Quando um satélite espacial cai em uma pequena cidade, uma bactéria fatal vinda do espaço acaba dizimando a população. Apenas uma criança e um homem bêbado sobrevivem e uma equipe de cientistas deve trabalhar para encontrar uma cura, antes que a humanidade seja exterminada.

Os doze Macacos (1995)


No premiado filme de Terry Gilliam, James Cole, personagem de Bruce Willis é enviado ao ano de 2035 para tentar entender o que mistério sobre um vírus mortal que dizimou a humanidade. Tratado como louco, no passado, ele é internado em uma clínica, e conhece o doente mental Jeffrey Goines (Brad Pitt).


Guerra Mundial Z (2013)


Brad Pitt volta ao tema nesta corrida contra zumbis. O filme narra o início de uma doença misteriosa que se espalha pelo mundo, transformando as pessoas em zumbis corredores. O ator faz o papel de um ex-investigador da Organização das Nações Unidas que precisar ir até o centro da contaminação para tentar deter o contágio.


Sonhos Tropicais (2001)


Inspirado no romance de Moacyr Scliar sobre o sanitarista Oswaldo Cruz, o filme de André Sturm narra a trajetória do médico e sua pesquisa para a cura de doenças como a peste bubônica e febre amarela. Com o tempo, as medidas de saúde trazem bons resultados até que, para erradicar a varíola, ele propõe que maiores de seis meses sejam obrigados a se vacinarem, desencadeando a chamada Revolta da Vacina, em 1904.

Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)


Na continuação desta saga, o macaco César e seu bando vivem em paz em uma floresta de São Francisco. Os humanos padecem ao enfrentar uma brutal epidemia, causada por um vírus criado em laboratório. Sem recursos, um grupo de sobreviventes decide invadir a floresta para acionar uma usina antiga.

"O jornalismo tem o papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."

Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

0 visualização

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações