• Redação Nacional

Previdência: ‘Agora, cada hora e cada voto são decisivos’, afirmou Rodrigo Maia



O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ressaltou a importância da negociação para conseguir uma margem de votos mínima para a aprovação da reforma da Previdência, que começa a ser analisada no plenário nesta terça-feira (9). Segundo o parlamentar, dos 308 votos necessários para que o texto passe em dois turnos, são precisos pelo menos 350 para garantir a aprovação.


“Agora, cada hora é decisiva. Eu vou ter que saber até 15h [desta terça] quantos deputados eu tenho em Brasília. Isso tudo é decisivo. É uma organização que precisa de muito cuidado”, declarou à Folha de S. Paulo antes de entrar em uma reunião com líderes para negociar a votação. Para ele, 350 deputados com expectativa de votar à favor da reforma é um número que deixa a aprovação mais certa.


Entre os políticos, as contagens estão divergentes. Enquanto o partido e do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e seus membros acreditam ter entre 320 e 340 fotos favoráveis, a oposição contabiliza um número bem inferior, de 260 votos pela aprovação do texto.


Maia disse, ainda, que a intenção é conseguir realizar a votação em primeiro turno ainda nesta semana e, com sorte, a do segundo turno também. “Se a gente conseguir o número de parlamentares para pelo menos começar a votação do principal hoje, na madrugada, seguir com os destaques amanhã, a gente passa a ter a quinta e a sexta para votar o segundo turno”, explicou, acrescentando que deve conseguir finalizar  o processo antes do sábado (13).


“Eu, como sempre sou otimista, acho que a gente consegue acabar antes de sábado, mas, para o Parlamento, o ideal é que a gente consiga acabar nesta semana, apesar de ser uma análise otimista da minha parte.”


Próxima fase


Caso consiga a aprovação por 308 votos, a proposta segue para votação no Senado Federal, onde terá que conseguir 49 votos.


Redação Nacional / *Com informações JP

6 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações