• Redação Nacional

QUIXABEIRA - BA: Deputado Eduardo Alencar, parabeniza emancipação da cidade

A passagem do 30º aniversário de emancipação política e administrativa de Quixabeira, no centro-norte baiano, contou com homenagem do deputado Eduardo Alencar (PSD), autor de uma moção de congratulações e aplausos, apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Por meio do documento nº 22.714, o parlamentar destacou o crescimento da cidade, emancipada no dia 13 de Junho de 1989.


“Sua economia baseia-se na pecuária com rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos. Também pratica a agricultura de subsistência com a mandioca, feijão e milho. Merece destaque a culinária quixabeirense, fruto da miscigenação da cultura indígena com a cultura negra. Seus pratos possuem cores e sabores fortes e afrodisíacos, que provocam a atração dos olhos e do paladar”, afirmou.


Situada no Centro Norte Baiano, no Piemonte da Chapada Diamantina, Quixabeira é destaque também para os produtos artesenais, baseado nas culturas índia e afro, dentre os quais destacamos os de barro e argila, utilizada na confecção de potes, moringas, tachos, panelas; Palha, que resulta em objetos como: chapéus; esteiras, capangas, vassouras; Couro de origem animal, do qual saem objetos como; sandálias, chapéus, selas para animais, jalecos, botas, cintos e bolsas. 


A cidade de Quixabeira fica localizada a 311 Km de distância de Salvador. Com uma população de aproximadamente 10.000 habitantes, distribuídos numa área de 368 Km², Quixabeira faz divisa com 5 municípios; Jacobina, Capim Grosso, São José do Jacuípe, Várzea da Roça e Serrolândia, de quem foi desmembrada. 



Redação Nacional / Secom - ALBA


27 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações