• Redação Nacional

Racismo Made in Brasil: Em Vídeo PMs são flagrados agredindo homem negro em saída de supermercado



Um policial militar foi flagrado agredindo um homem negro no estacionamento de um supermercado em Planaltina, na Distrito Federal. Weliton Luiz Maganha estava sem camisa e foi atingido com o cassetete, pelo menos, quatro vezes nas costas e caiu no chão.


Em imagens que circulam nas redes sociais é possível ouvir o homem gritando de dor e afirmando: “eu não fiz nada de errado”. Segundo a Polícia Militar, os agentes foram acionados pela população para atender inúmeras denúncias de perturbação da tranquilidade e da ordem pública naquele local.


Vendedor ambulante, Weliton contou ao Correio Braziliense que mora com a esposa e foi ao supermercado fazer compras após receber a segunda parcela do auxílio emergencial. “Quando saí do mercado, dois policiais me abordaram no estacionamento. Até aí, tudo bem. Viram meus documentos e, do nada, um deles me deu um soco na coluna, e eu o questionei: ‘O que é isso, senhor?’”, contou a vítima.


Anderson Tiago Campos e Paulo Henrique de Oliveira, advogados voluntários da vítima, esclareceram que levarão Weliton ao Instituto de Medicina Legal (IML) para exame de corpo delito nesta quarta-feira. “Pretendemos pedir o auxílio da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (OAB) local para acompanhar o caso no âmbito administrativo”, ressaltou Anderson. “Vamos cobrar indenização pelos danos. O vídeo é claro e não deixa dúvidas da utilização da força policial”, acrescentou Paulo.


Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal afirmou que os agentes que aparecem no vídeo serão investigados. “Conforme as imagens divulgadas, os policiais foram até o local para atender a mais um chamado de perturbação e o final da ação foi registrada conforme o vídeo. Não há que se falar em atitude racista, mas de excesso na ação policial”, diz a nota da PM.

A corporação ressalta que os policiais serão ouvidos, no devido processo disciplinar/criminal, pela Corregedoria, para verificar as circunstâncias do fato e que todo o excesso será apurado com o rigor que o caso requer.


Na tarde de terça-feira (2), o secretário de Segurança Pública Anderson Torres emitiu nota oficial informando que está atuando em conjunto com o comando da PMDF para adotar “todas as providências legais de apuração dos fatos ocorridos”.


“Já está em curso a instauração de Inquérito Policial Militar. Deixamos claro, desde já, que as atitudes dos policiais em questão em nada correspondem às diretrizes de abordagem e conduta preconizadas pela corporação”, afirmou o representante da pasta.


Fonte: Vídeo TV Record - Conteúdo: Correio Brasiliense


" O jornalismo tem o papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados

34 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações