• Redação Nacional

RMS: O movimento As Vozes da Favela, promete "PANELAÇO" em protesto contra prefeito

RMS - Começou a circular nas Redes Sociais, convocação de "PANELAÇO, em protesto contra a falta de ações do prefeito da 6º economia do estado da Bahia, nas ações de responsabilidade social, auxílio aos permissionários do Mercado Municipal, a desordenada e nada transparente distribuição de cestas bascas diante das propostas contidas no Decreto 172/2020, recentemente prorrogado que impede o funcionamento do comércio considerado não essencial.


O prefeito Dinha - MDB, vem enfrentando uma série de reclamações e manifestações, por parte de diversas camadas da comunidade em crescente desaprovação às suas decisões político administrativas, o Governo da Boa Terra Boa Gente perdeu o elo de ligação para com grande parte da sociedade de Simões Filho.






Foto: Divulgação Redes Sociais


Segundo informações encaminhadas, pelos organizadores, trata-se de um protesto baseado no slogan "FORA DINHA", um grito de insatisfação da coletividade diante da inércia nas ações de combate ao coronavírus, destacando-se a falta de distribuição de álcool em gel, máscara, luvas fechamento total e sem flexibilização para abertura do comércio, impactando o faturamento de pequenos e médios empresários.


O referido ato, "Panelaço" está programado para acontecer na próxima Quarta, (16), ás 20h.


Panelaço (em espanhol: Cacerolazo ou Cacerolada) é uma forma de protesto onde são utilizadas caçarolas, panelas, frigideiras e outros utensílios de cozinha de forma a chamar a atenção para o ruído feito ao bater esses utensílios. É uma forma de protestar sem sair de casa e foi muito icônico nos protestos contra o Governo Dilma Rousseff e em outras manifestações.


O sufixo -ada (em espanhol, "-azo") indica a ação de bater em uma panela.


No Brasil, este tipo de protesto começou a chamar a atenção da imprensa e da população quando a crise econômica da Argentina levou a população a protestar desta forma no fim de 2001. Mas foi a partir dos protestos de 2013 que os brasileiros também passaram a protestar desta maneira, levando a mídia a usar o termo panelaço". Desde então, o panelaço tornou-se popular e foi utilizado em outras manifestações em 2014 em 2015.



"O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

0 visualização

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações