• Redação Nacional

Segunda Chamada: Posse do novo ministro da Educação é adiada após fraudes em currículo


Após o novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, ter o segundo título acadêmico em universidades fora do Brasil negado pelas instituições, o presidente da República, Jair Bolsonaro, adiou a posse dele para o cargo, marcada para esta terça-feira (30/6). Não há nova data.


Antes de confirmar que vá realmente haver posse, Bolsonaro exigiu checagem de currículo de Carlos Decotelli. Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Tribunal de Contas da União (TCU) estão investigando os demais títulos descritos por Decotelli no currículo.

Nesta segunda-feira (29/6), Decotelli teve o título de pós-doutorado Universidade de Wuppertal (Bergische Universität Wuppertal), na Alemanha, desmentido pela instituição. Na sexta-feira, o mesmo ocorreu com o título de doutorado que afirmava ter o currículo  disponibilizado na plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Há ainda uma suspeita de plágio na tese de mestrado defendida por Decotelli, em 2008, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Decotelli foi anunciado como o terceiro ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro na última quinta-feira. Após publicar os principais pontos do currículo dele, as universidades citadas se pronunciaram sobre a falta de veracidade dos títulos.


Fonte: Redação / Agência Brasil / Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil



"O jornalismo tem o papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto

queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservado

16 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações