• Redação Nacional

SESAB: secretário Fábio Vilas-Boas, contesta declarações do prefeito de Vitória da Conquista


É lamentável que o prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão tenha feito declarações públicas que revelam desconhecimento técnico e portanto despreparo para lidar com o momento crítico da pandemia da Covid-19 em seu município.

Prefeito Herzem Gusmão - Estúdio da Rádio Clube FM. Foto: D’Almeida


Pior ainda foi usar o alegado baixo número de respiradores do Hospital de Clínicas como motivo para suspensão do precipitado programa de abertura do comércio de Vitória da Conquista.


Conquista possui hoje 50 leitos de UTI, com ocupação de 59%. No Hospital de Clinicas foram abertos 20 leitos de UTI, sendo doze com respiradores. Os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, conforme RDC ANVISA estabelecem que uma UTI adulto deve dispor, no mínimo, para funcionar, de 2 respiradores para cada 2 leitos, o que acontece hoje com o HCC. Dos 20 leitos disponíveis, oito estão ocupados e apenas dois estão em uso de respiradores.


Respiradores não são equipamentos que estejam sobrando no mundo para que não sejam distribuídos com racionalidade e responsabilidade.


O Governo do Estado tem monitorado todas as UTIs contratadas e, havendo necessidade, mais respiradores serão enviados.


A saúde pública não pode ficar a reboque de motivações políticas. As decisões responsáveis e técnicas continuarão a ser tomadas pelo Governo do Estado.


" O jornalismo tem o papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto

queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados

0 visualização

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações