• Redação Nacional

Simões Filho: Asfalto já apresenta buracos. Em menos de 15 dias de aplicação.

Simões Filho: A comunidade do Bairro São Conrado, comemorou a chegada do tão prometido asfalto. A gestão da Boa Terra Boa Gente, comandada pelo prefeito Diógenes Tolentino - DINHA - MDB, fez uma ampla publicidade, através de matérias ´publicadas, em quase todos os veículos de mídia local, sinalizando que após 20 anos de espera finalmente a materialização deste sonho aconteceu.


O grupo da atual gestão sob liderança do prefeito DINHA, não vem colocando em prática, até o momento, as promessas contidas no PENSA SIMÕES FILHO. Pois, não é a primeira ocorrência de problemas de execução em serviços efetuados por empresas que prestam serviços à Prefeitura Municipal de Simões Filho, como vem ocorrendo essas medições e a fiscalização da conformidade do serviço em relação aos manuais de NT- Normas Técnicas não é aceitável que em menos de 18/15 dias uma obra de infra estrutura apresente buracos, e em uma via de trânsito local... Neste caso, parece-nos, que não houve preparação e compactação do solo, além da péssima aplicação e qualidade do selante.


Após 8 Dias, vem a decepção e frustração


Uma obra de viabilidade urbana, deve atender à todas as regras exigidas pelo CREA-BA Conselho Regional de Engenharia Agricultura e Agronomia da Bahia, porém em uma administração que não prioriza o planejamento, o resultado é o desperdício de recursos públicos e a frustração da população por uma péssimo serviço realizado.



NORMAS TÉCNICAS


O asfalto é a última camada da pavimentação de ruas, e é a parte que entrará em contato com as rodas de seu carro . A preparação do solo é fundamental para que as condições do asfalto favoreçam a dirigibilidade, sendo fundamental para manter íntegro por mais tempo o piso asfáltico. Para isso acontecer, o adensamento é o processo primordial para que o processo se inicie com qualidade.

Esse é o processo que preenche espaços vazios no solo e que evitam afundamentos posteriores. É assim que todo processo de capeamento deve começar. Quando são feitos de forma precária, a rodagem de caminhões e outros veículos pesados deformam o asfalto, causando buracos e valas. Além disso, o calor e a velocidade podem ajudar a acelerar esse processo de deformação do solo.


Como é feita o identificação do solo


Tudo se inicia nas primeiras camadas do solo. Uma boa preparação não começa pelo asfalto. É necessária toda uma preparação antes de uma via ser coberta pela malha asfáltica. O processo começa identificando o tipo de solo que são dois tipos básicos:


Coesivo – Cerca de 35% do seu material passa por uma peneira 200. As medidas dessa peça são de 0,074 milímetros na malha por onde passam os materiais. A argila é um tipo de material dessa natureza. O material faz retenção de água.Granular – É considerado granular quando menos de 35% de material passa pela mesma peneira de valor 200. Estão nessas condições elementos como areia, cascalho, britas etc. Esse tipo de solo é excelente para boa drenagem, já que não retem água.


No Brasil a dificuldade de compactação do solo está justamente pela sua condição. Muito mais coesivo que granular, ele ou está muito seco, ou muito úmido. Uma vez seco, o atrito não gera a compactação necessária. Se estiver muito úmido também não há compactação pela presença de água. O equilíbrio entre as duas condições é que permite uma compactação ideal, mas isso demanda mais tempo e muitas vezes mais investimento.


Como é feita a compactação do solo


Há tipos de rolos especial para cada tipo de solo. A velocidade em que é passado também influencia. Para solos coesivos o ideal são rolos tipo Pata. Já para os solos granulares o ideal são os rolos tipo liso. A velocidade ideal para a compactação gira entorno de 4km/h e faz toda diferença no processo.

Esses rolos são vibratórios e, de acordo com o solo, também emitem vibrações diferenciadas. Isso denomina-se amplitude de vibração. A quantidade de golpes é medida em hertz e de nomina-se frequência de vibração.


Selante asfáltico deve ser de alta qualidade


Para finalizar o processo, após toda compactação ser feita, é fundamental que o selante asfáltico seja de alta qualidade. A estrada deve receber o produto ideal para o tipo de veículo que vai trafegar. Nosso produto promove a recuperação do asfalto, impermeabilizando-o e devolvendo sua coloração escura original.


"O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

115 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações