• Redação Nacional

Simões Filho: Passada a paralisia inicial, governo começa a apresentar primeiras ações concretas


AÇÃO: Passados os primeiro momentos em que demonstrou falta de ação, diante da constatação da PANDEMIA COVID19, o governo da Boa Terra Boa Gente, dá sinais de sair do imobilismo inicial, e após a publicação dos Decretos 171 e 175/2020, divulga suas ações em prol da coletividade, em Simões Filho.

CORONAVÍRUS


O Coronavírus já é considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por ser facilmente transmitido e ter se espalhado pelo mundo em um curto período de tempo. A doença chegou ao estado da Bahia e, embora não haja casos confirmados em Simões Filho, medidas preventivas devem ser tomadas. Para prevenir-se contra o vírus, é importante lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, constantemente. Outra recomendação dos especialistas é não compartilhar objetos de uso pessoal, também evitando contatos físicos como abraços, beijos ou apertos de mão. Pelo bem comum, é necessário que, caso tenha necessidade de tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca usando o braço, nunca com as mãos. Neste período, também deve-se evitar aglomerações e manter os ambientes limpos e ventilados. O Covid-19 é transmitido através da saliva, também por espirro ou aperto de mãos. Os sintomas mais comuns da doença viral são febre, tosse e dificuldades respiratórias. Para pacientes sintomáticos, a Prefeitura Municipal de Simões Filho disponibilizou os dois números da Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde (CVPS): (71) 3296-1704 e (71) 998546-5909, além das unidades de saúde da cidade, munidas de profissionais capacitados e prontos a atendê-los.


NEGATIVO PARA COVID19


Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), continua sem casos registrados de Coronavírus. A Vigilância Epidemiológica, órgão responsável pelo monitoramento, esteve acompanhando um caso de suspeita da doença. Uma amostra foi colhida para exame realizado pelo Laboratório do Estado. O resultado definiu que o paciente não foi contaminado pelo vírus.  O caso foi acompanhado com atenção pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que, além de garantir profissionais amplamente capacitados nas unidades da cidade, disponibilizou dois números para que pacientes sintomáticos entrem em contato: (71) 3296-1704 e (71) 998546-5909, contatos da Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde (CVPS). O poder público municipal segue trabalhando para o enfrentamento ao Covid-19. Todas as equipes estão a postos para iniciar a investigação de qualquer caso suspeito que possa surgir. Uma unidade com leitos de retaguarda para pacientes sintomáticos respiratórios, com maior gravidade, também foi implantada, e ações de conscientização estão em realização.


CONSCIENTIZAÇÃO


Ações de combate e prevenção ao Coronavírus seguem sendo intensificadas pela Prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Como determinado pelo poder público municipal, ações neste sentido foram desenvolvidas em pontos estratégicos do município. Nesta sexta-feira (20), as equipes da Prefeitura estiveram no Mercado Municipal e Rodoviária. A ação teve como objetivo passar noções de prevenção e medidas contra a disseminação do Covid-19 para os presentes nos espaços citados e pedir que as pessoas permaneçam em isolamento social.

O trabalho de conscientização levou informações e orientações para diversos munícipes. A iniciativa do poder público da cidade é mais uma das ações de combate e prevenção à pandemia que, embora não tenha chegado a Simões Filho, deve ser tratada com a seriedade necessária.


INSUMOS

Além de vir adotando medidas para a preservação da saúde dos munícipes desde que a pandemia mundial se tornou uma realidade no Brasil, o poder público municipal também já definiu a implantação de uma unidade com leitos de retaguarda para pacientes sintomáticos com maior gravidade, e que ações de conscientização sejam realizadas em pontos estratégicos, como Mercado Municipal, pontos de ônibus e centros comerciais.


"O jornalismo tem o papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

74 visualizações0 comentário