• Redação Nacional

Simões Filho: Vereador Alfredo Assis, é necessário colocar município na pauta da Segurança Pública


Simões Filho - BA: Já com uma longa experiência, no Parlamento Municipal, Ex-secretário de Saúde do Município de Simões Filho, na RMS - Região Metropolitana de Salvador, o Vereador Alfredo Assis, aborda nesta entrevista suas avaliações sobre Segurança Pública, qual a sua visão e impressões sobre tão atual, e delicado, tema que é preocupação dos moradores das grandes e pequenas cidades do Brasil.


Redação Nacional: Vereador Alfredo Assis, como você analisa e quais são as suas impressões quando o tema é, violência, Segurança Pública


Resposta, Vereador Alfredo Assis


Meu conceito sobre violência é que trata-se dos fatos e ações que nos divide. Tendo como causa principal as desigualdades sociais, má distribuição de renda e mesmo sendo a sociedade brasileira bastante solidária em momentos de catástrofes. Entendo que o tema "Violência" é conceito muito amplo onde Homicídios, Agressões, Bullyng, Violência Doméstica são aspectos que torna todos os membros da sociedade vulnerável.

Podemos perceber que somente a pouco tempo a violência doméstica e contra a criança, sofridas em ambiente familiar passou a ser combatida.


Como o município pode ser inserido nas discussões e ações nas questões relacionadas à Segurança Pública


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Resposta, Vereador Alfredo Assis


Entendo como muito complexo e atual as discussões sobre Segurança Pública. entendo como sendo um exercício, diário, dever do Estado, com responsabilidade de todos nós, tenho ao longo das minhas avaliações considerado como um dos principais problemas a ser enfrentado na cidade de Simões Filho, considero alto os índices da violência em nossa cidade. Sou contra tratar como única solução a repressão, sempre defendi os direitos e a defesa dos direitos básicos dos cidadãos. Sempre fui à favor do planejamento a longo prazo.


É necessário investir em políticas que contemple três pilares que considero como fundamentais, Social, Educação e Saúde, pensar em segurança pública sem resolver esse tripé já está comprovado que não terá eficácias nas ações.


ANUÁRIO DE SEGURANÇA


Recentemente, estava pesquisando sobre o tema e acessei os dados do Anuário de Segurança Pública do Governo Federal, que aponta um investimento de R$ 91,2 BILHÕES, ou seja 1,34% do PIB - Produto Interno Bruto relativo ao ano de 2018


Qual a participação dos Municípios na elaboração de políticas de Segurança Pública


Resposta, Vereador Alfredo Assis


Primeiro a Sociedade Civil, precisa entender os desafios da Segurança Pública seus direitos e deveres assim podemos cobrar o Estado na execução de ações efetivas. Cabe ao Estado pensar e elaborar tais ações que visem diminuir a sensação de insegurança do cidadão, avaliações dos dados estatísticos, assim o governo passa a entender quais são as principais causas da violência, como enfrentá-los com a elaboração de um plano integrado de ações com os municípios.


Temos, no Brasil, bons exemplos de ações do Estado que trouxeram resultados positivos


Resposta, Vereador Alfredo Assis


Recentemente tive acesso ás informações de ações do programa de segurança PARAÍBA UNIDA PELA PAZ, do governo Paraibano. Onde com um conjunto de ações integradas buscaram a transformação das ações policiais implantando a troca, constante de dados, informações entre todos os órgãos de Segurança Pública do Estado, um perfeito e coordenado trabalho que implantou rapidez e universalizou as informações e procedimentos. Desta forma as respostas passaram a ser mais rápidas, dinâmicas, prestando um serviço ágil às demandas da população em todo estado.


Como inserir a GMC - Guarda Civil Municipal, nas questões relacionadas á Segurança Pública


Resposta, Vereador Alfredo Assis


Particularmente, venho acompanhando com interesse como é mal aproveitada a GMC - em Simões Filho, em diversos municípios a GMC é parte integrante das forças que participam, elaboram as estratégias de Segurança Pública, sendo utilizada como parceira em diversas ações em prol da sociedade.


A GMC é um órgão Municipal de Segurança Pública com responsabilidades em fiscalizar o Trânsito, efetuar prisões em flagrante, receber e responder chamadas, realizadas por cidadãos em situação de risco ou denúncia. Ou seja, a GMC é utilizada no âmbito do município como uma força de segurança que darão apoio às ações da Polícia Militar, Policia Rodoviária Estadual e Federal e até mesmo à Polícia Ferroviária Federal


Como está a GMC - Simões Filho


A Guarda Municipal de Simões Filho, já viveu tempos melhores. Tínhamos uma participação mais efetiva, eram integrados nas ações de prevenção, monitoramento, dispunham de viaturas novas, com periódica manutenção, Moto-viaturas, e uma sede que acolhia com dignidade os membros da Corporação.


Atualmente, lamento mas a Guarda Municipal passa por momentos de abandono. O efetivo não é valorizado, trabalham em condições inadequadas, a frota de veículos completamente sucateada, assim como a sua sede o efetivo é insuficiente para atender as demandas atuais da população de Simões Filho. Creio ser o momento ideal, para pensarmos em integrar a GMC - Simões Filho, dentro desta nova realidade de Segurança Pública, valorizar o servidor com atribuições que vão muito além da defesa do patrimônio e necessário que eles participem efetivamente das ações como força de segurança.


Um contraste com outros efetivos de municípios do Estado da Bahia, que apresentam uma realidade bem diferente, uma prova que independentemente do orçamento os municípios podem oferece uma melhor qualidade nas ações desenvolvidas pela Guarda Municipal,


Sede da GMC - Santo Antônio de Jesus


Fomos buscar informações e tem municípios investindo na área da tecnologia, com a compra de novas câmeras equipamentos e instalação já com a tecnologia de reconhecimento facial. o sistema consegue reconhecer alguém procurado pelas forças de segurança, por exemplo, automaticamente, auxiliando no trabalho dos agentes municipais. “Além do reconhecimento fácil, também vamos ter o reconhecimento de movimentos suspeitos. Quando uma pessoa está correndo, por exemplo, no meio de várias outras que estão caminhando. Com isso, o sistema avisa nosso agente, que começa a observar com mais atenção a cena”.

Guarda Municipal Florianópolis


Com a informação do horário, o sistema avisa, em tempo real, os pais da criança. Outras medidas, como totens interativos e com câmeras em praças e aplicativos que contribuem para a segurança de mulheres e a comunidade LGBT também são exemplos de ações que contribuem para a segurança da coletividade.


Guarda Municipal Florianópolis



Fonte: Redação Nacional


"O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.

Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."

67 visualizações0 comentário