• Redação Nacional

Solidariedade: Nerinho e Alváro Filho, visitam Quilombo Caipora


Quilombo Caipora: Simões Filho é uma cidade cheia do contrastes, Urbana, Rural e ainda registra, importantes comunidades que mantem a história do povo afro descendente, uma das mais antigas, que conserva a cultura, religiosidade e a luta da Raça Negra tem como grande liderança a incansável Maria Bernadete Pacífico Moreira - Dona Bernadete, mãe do querido e saudoso Binho do Quilombo.


Distrito de Palmares


Estivemos em uma recente visita à comunidade, onde pudemos ver de perto as ações relacionadas à agricultura familiar engajamento, no contexto político, dos membros da comunidade, em suas reivindicações das políticas públicas do poder executivo da cidade de Simões Filho.


Dona Bernadete:


"A líder Quilombola frisou que a comunidade está necessitada de intervenção, por parte do executivo municipal, mais que não vem tendo a atenção devida. Precisamos de melhores condições nas escolas, saúde, saneamento, iluminação pública e segurança. Receber Nerinho, um jovem cheio de entusiasmo, negro, que conhece as dificuldades dos povos Quilombolas, precisamos de pessoas simples, humanas, com um olhar direcionado para as classes menos assistidas, foi gratificante, passarmos nessa boa conversa".


Foram momentos de descontração, ao mesmo tempo pudemos confirmar a ausência dos serviços públicos, essenciais. O Quilombo está abandonado, os moradores sentem-se excluídos, negam o básico. É preciso unir esforços e mudar essa realidade de abandono, quem acompanhou a luta, pela melhoria, do Eterno Binho de Palmares, não podemos aceitar tamanho descaso para com o povo, historicamente, esquecido pelo setor público. Vamos unir esforços, com todos os membros de Pitanga de Palmares sob a liderança deste exemplo de mulher que é Dona Bernadete. Contem com a força do amigo Nerinho.


Solidaridade


Nós do Solidariedade, estamos empenhados em mudar a realidade, de abandono, não só do Quilombo Caipora, mais também dos outros territórios Quilombolas de Simões Filho, que vivem um completo abandono. O serviço social não atende as demandas da população negra, serviços de infraestrutura, saúde e educação. Dona Bernadete, sozinha não conseguirá resolver tudo, e agora iremos caminhar, juntamente com Nerinho, para promover ações que contemple esse bravo provo de matriz africana disse Álvaro de Jesus Filho - Vice Presidente do Solidariedade de Simões Filho.


Fonte & Texto: Comunicação - Diretório Solidariedade em Simões FIlho - BA

" O jornalismo tem o papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."

Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados


108 visualizações0 comentário