• Redação Nacional

Tabagismo: Cigarro traz sérios riscos `visão


Anualmente, aproximadamente 5 milhões de pessoas morrem em decorrência do vício do cigarro. O levantamento é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o tabagismo a principal causa de morte evitável em todo o mundo.


Os males provenientes desse vício estão relacionados à cerca de 50 doenças, entre elas, respiratórias, cardíacas ou mesmo a alguns tipos de câncer. Porém, quando o assunto é visão, o oftalmologista da CERPO, Dr. Caio Malta Campos Filho, afirma que, em geral, há certo desconhecimento da população a respeito dos malefícios que o cigarro pode causar à saúde dos olhos. “Chega a ser uma surpresa para o paciente quando ele descobre que a sua doença ocular foi agravada pelo cigarro”, afirma Dr. Caio.


Riscos graves à visão


Dr. Caio alerta que os riscos à visão são reais, e alguns podem, inclusive, levar à cegueira. O oftalmologista lista três problemas sérios que o tabaco pode provocar:


CATARATA:


Quando inaladas, as substâncias químicas presentes na fumaça do cigarro podem alterar o metabolismo do cristalino, acelerando o processo natural de opacificação. Com isso, o fumante pode desenvolver, precocemente, a catarata, ou seja, antes da idade mais propensa para o surgimento da doença.


DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI): 


O tabaco também agride a parte posterior do olho (retina), aumentando a sua oxidação. Isso favorece o processo degenerativo da mácula, região central e nobre da retina, onde são definidas as formas, cores e rostos, e possibilita a leitura. Em uma fase mais avançada, tem-se o risco de o processo desencadear o surgimento de vasos sanguíneos anormais e potencialmente lesivos nessa região, causando, em última instância, prejuízo à visão como um todo.


SÍNDROME DO OLHO SECO:


A exposição à fumaça do cigarro pode agravar o quadro de pacientes com essa síndrome ou com algumas alergias oculares. São queixas comuns: irritação dos olhos, vermelhidão, coceira e lacrimejamento. Estes sintomas podem ser ainda mais intensos em usuários de lentes de contato, pois, como os olhos já tendem a ficar mais secos com o uso das lentes, ambientes com fumaça podem agravar ainda mais o quadro de ressecamento.


Fontes: Hospital de Olhos / Vídeo Diário de Pernambuco


"O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."


Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.

0 visualização

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações