• Redação Nacional

TRF-4 rejeita recurso e mantém condenação de Lula


SÃO PAULO – A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) realizou nesta quarta-feira (6) um julgamento virtual no qual manteve a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 17 anos e um mês de prisão no caso do sítio de Atibaia, em São Paulo. O caso havia sido julgado em primeiro grau pela juíza da Lava Jato Gabriela Hardt. Com a decisão agora por unanimidade pelo TRF-4, nada mudará para o petista, mas sua defesa irá recorrer.


Na petição apresentada pelos advogados de Lula na noite de ontem (5), foi pedida a suspensão do julgamento baseado no depoimento do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, ex-juiz federal da Operação Lava Jato. No entanto, o recurso foi negado. Além disso, os integrantes do TRF-4 também se recusaram a cancelar a sessão virtual, depois que a defesa do ex-presidente apelou para que só ocorresse presencialmente.


Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do sítio. Entretanto, em novembro passado, sua pena foi aumentada de 12 para 17 anos de detenção. De acordo com o Ministério Público Federal, as empresas Odebrecht, OAS e Schahin gastaram R$ 1 milhão em melhorias em uma chácara em Atibaia, no interior de São Paulo, em benefício de Lula.   


O imóvel está em nome de Fernando Bittar, filho do ex-prefeito de Campinas Jacó Bittar e sócio de um dos filhos do ex-presidente, Fabio Luís, mas a acusação diz que o petista é seu real proprietário. Investigadores encontraram objetos pessoais de Lula e sua família no sítio, além de um barco com o nome dele e de sua falecida esposa, Marisa Letícia.   


O ex-presidente, no entanto, nega ser dono da chácara e afirma que não há provas de que ele cometeu corrupção e lavagem de dinheiro.


Fonte: ANSA


"O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.

Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."

Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservado

14 visualizações0 comentário