• Redação Nacional

Vale RDM, paralisa produção e sindicato teme a demissão de mais de 800 metalúrgicos


Simões Filho - BA: O Conselho de Administração da Vale, persistem na decisão de colocar à venda ativos de sua operação de manganês no Brasil. A empresa pretende se desfazer das três unidades de ferro-ligas, incluindo as operações da Vale Manganes, em Simões Filho, um negócio com valores, estimados pelo mercado como sendo superiores à 200 US$ Milhões de Dólares.


PANDEMIA x DESEMPREGO


O propósito das empresas não é apenas trazer lucros aos seus acionistas mas, sim, servir a todos os seus : consumidores, empregados, fornecedores, comunidades e, inclusive, acionistas. Portanto, é fato que mudou-se a visão de que o único propósito da empresa seria trazer lucros para os seus sócios ou acionistas sem levar em consideração o interesse de quaisquer outros indivíduos.


APREENSÃO E MEDO


Diante dessa expectativa de venda os trabalhadores da Vale Manganes, Simões Filho, município da RMS - Região Metropolitana de Salvador. estão vivendo momentos de apreensão e medo. São mais de 800 trabalhadores inseguros com relação à manutenção dos seus postos de trabalho, aliada às incertezas de quais serão as diretrizes a serem implantadas pelos novos controladores, caso confirme-se a venda da empresa.


MOBILIZAÇÃO


Diante deste quadro de incertezas vale o questionamento. Como uma empresa que faturou somente no primeiro semestre de 2020 a soma de madi 990 US$ Milhões de Dólares> em uma decisão unilateral, e de difícil compreensão a empresa mantém paralisada a unidade fabril de Simões Filho, já tendo demitido vários trabalhadores.


RESISTÊNCIA


Uniram-se em defesa da manutenção dos empregos o Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho, a Federação Estadual dos Metalúrgicos e Mineradores da Bahia pela manutenção das operações da usina.


APOIO


Joel Cerqueira, ex-metalúrgico, está acompanhando de perto todos os desdobramentos e encaminhou o seguinte manifesto quando, foi interpelado pela equipe de jornalismo do Redação Nacional sobre o fechamento da RDM de Simões Filho:


"É com muita tristeza e preocupação com a manutenção dos mais de 800 empregos, que estão em risco, caso confirme-se o fechamento da unidade RDM, em Simões Filho. Estou já em estado de alerta sobre a forma em que vem sendo conduzido esse processo, gerando demissões e tornando cada dia mais real a possibilidade de fechamento da unidade RDM, em nossa cidade.


Em um momento crítico de pandemia a Vale do Rio Doce, demite funcionários, sem abrir uma rodada de negociações, ao dar continuidade no processo de venda da antiga SIBRA, uma empresa que já ocupou o posto de maior contribuinte, através do pagamento de impostos da cidade de Simões FIlho, gerando importante fluxo de receita aos cofres municipais.


Ainda causa maior tristeza, não perceber ações, concretas por parte da atual gestão, através da SEDEC - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Secretário Alan Lima, prefeito Dinha, ambos deveriam intermediar a busca de uma solução, alternativa para garantir a retomada das atividades, a manutenção dos empregos.


Vamos unir forças com o Sindicato dos Metalúrgicos de Simões, levaremos a pauta ao Deputado Eduardo Alencar e juntos com governo do estado passaremos a buscar alternativas que contribuam para a manutenção dos postos de trabalho, com a retomada das negociações e manutenção da empresa em pleno funcionamento. Com certeza, não medirei esforços para contribuir com a manutenção dos empregos dos meus ex-companheiros metalúrgicos." foi o posicionamento de Joel Cerqueira, ao Redação Nacional.


Fonte: Redação Nacional, com informações Sindicato Metalúrgicos de Simões Filho



"O seu apoio mantém o jornalismo vivo. O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro.


Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do Redação Nacional.


Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos."

Copyright © 2019, Redação Nacional. Todos os direitos reservados.


140 visualizações

Receba nossas atualizações

redacaonacional

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Todos os direitos reservados para Milly Comunicação e Marketing. Orgulhosamente criado por admovan criações